Upcycling de alga

Riédi Nogueira, gerente de marketing técnico na Innovasell Fine Ingredients & Actives, conta que o upcycling está presente em diversos ingredientes da companhia, destacando os ativos fabricados pela CODIF Technologie Naturelle, empresa francesa medalha de ouro da Ecovadis e plenamente comprometida com a sustentabilidade, que criou a ferramenta interna “Good for the Planet” para monitorar não apenas a fonte de obtenção, mas também o consumo de água, energia e resíduos gerados durante a produção dos ativos.

Um exemplo de upcycling nos ingredientes CODIF, segundo Riédi, é a produção do Wakapamp: de sua alga de origem, a Undaria pinnatifida, somente são utilizadas as bases férteis, enquanto as partes superiores, subprodutos da colheita, são destinadas à indústria alimentícia. Seu cultivo e colheita são feitos inteiramente a mão, em uma área privada com qualidade da água monitorada, que permite obter matéria-prima de qualidade exemplar, com certificação orgânica Cosmos.

 

“Além de um ingrediente ‘Good for the Planet’, Wakapamp definitivamente é ‘Good for the Skin’, já que apresenta um poder hidratante transformador capaz de elevar os níveis de hidratação de uma pele seca a níveis ainda melhores do que de uma pele normal, em tempo recorde, apenas 4 horas após uma única aplicação”.

Riédi acrescenta que, quando usado nos lábios, promove a expressão de proteínas da matriz extracelular, aumentando seu volume e redefinindo seu desenho a partir de 14 dias de uso.

 

Indicadores monitorados pela Codif mostram o cuidado e preocupação com o meio ambiente durante a produção do best seller Wakapamp.

O upcycling também é característica dos produtos da Innovasell que são obtidos a partir do arroz (Oryza sativa). Utilizando os resíduos que seriam descartados pela indústria alimentícia, a Micro Powders transforma o farelo da casca de arroz em cera micronizada que dá origem a partículas esfoliantes e modificadores de sensorial, com diferentes propriedades e todos biodegradáveis em água doce.

 

“Um deles, o Naturesoft 860S, por exemplo, que age como booster de FPS em formulações desenvolvidas com filtros orgânicos e inorgânicos, ao mesmo tempo em que proporciona efeito soft focus, alta absorção de óleo e melhor performance de produtos compactados”, afirma Riédi.

A gerente destaca que, além da rastreabilidade de toda a cadeia produtiva, em 2022, a Micro Powders aderiu ao Pacto Global da ONU, uma iniciativa voluntária baseada nos compromissos da empresa de implementar princípios universais de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção, além de adotar ações que promovam metas de desenvolvimento sustentável.

Confira a matéria completa no site da Cosmetic Innovation!