A Innovasell contribuiu para a reportagem feita pelo portal Cosmetic Innovation, contando um pouco sobre as soluções que a empresa possui para que as empresas desenvolvam cosméticos Microbiota-Friendly. Confira o trecho abaixo:

Proporção ideal

“Cada microrganismo que compõe a microbiota cutânea tem seu papel e sua importância. É a proporção em que eles se encontram que determina se a pele está saudável ou em risco. O equilíbrio é a palavra de ordem quando falamos de microbiota”

Afirma Riédi Nogueira, gerente de marketing técnico na Innovasell Fine Ingredients & Actives.

Riédi explica que, extremamente frágil e constantemente atacada por fatores como o estresse e agressões externas, a microbiota perde sua harmonia facilmente, gerando disbiose e distúrbios cutâneos, o que traz mais desequilíbrio, em um círculo vicioso de alto impacto.

Buscando compreender o papel da microbiota na saúde e beleza da pele, a empresa francesa CODIF Technologie Naturelle se dedicou a um trabalho intenso que resultou no desenvolvimento de uma seleção de ingredientes Microbiota-Friendly, que trabalham em parceria com a microbiota reestabelecendo a proporção ideal de cada um dos seus componentes para uma pele livre de problemas como acne, caspa e sensibilidade cutânea.

“Mas será que um produto com essa proposta realmente funciona? Definitivamente, a resposta é sim. Que tal resultados contra lesões de acne já nos primeiros dias de uso? Esse é o efeito de EPS Seapur, um posbiótico marinho que atua sinergicamente com a microbiota, limitando o desenvolvimento de bactérias pró-acne, melhorando a função barreira e sua capacidade de proteção”, enfatiza Riédi, justificando que em teste clínico (imagem), foram necessários apenas 7 dias, a 0,5%, para o desaparecimento total da lesão, que ocorreu simplesmente pela retomada do equilíbrio, sem irritar ou agredir a pele.

A gerente da Innovasell também destaca um prebiótico capaz de reverter os efeitos sensibilizantes do estresse na pele em apenas uma semana.

“Essa é a ação de Actibiome, um coquetel de componentes para uma ‘dieta’ rica em nutrientes, que garante a recuperação da biodiversidade e homeostase cutânea, reduzindo vermelhidão e imperfeições, contribuindo para beleza e saúde”.

No que se refere ao couro cabeludo, Riédi lembra que a ciência do equilíbrio também se aplica, já que a microbiota da região consiste principalmente da levedura Malassezia e uma população bacteriana dominada por propionibactérias.

“Pesquisas apontaram que o aparecimento da caspa está correlacionado a um desequilíbrio nesses dois ecossistemas e foi a partir desses conhecimentos que nasceu Capibiome, um ingrediente composto de um exopolissacarídeo e aminoácidos marinhos, entre eles a lisina, potencializado com água do mar e água floral de lavanda. O resultado é uma melhor comunicação entre os microrganismos, com redução da caspa, prurido, ressecamento e desconforto, em 14 dias”.

Confira a matéria completa no site da Cosmetic Innovation!